Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
ACCESS E2C
CASE ACCESS E2C
Um estudo de caso sobre a iniciativa que oferece ensino de inglês para jovens negros e indígenas de todo o Brasil
Contexto
Uma pesquisa realizada pelo IBGE em 2018 mostrou que menos de 30% dos cargos de gerência no país são ocupados por pretos e pardos. Ao mesmo tempo, pessoas brancas ocupam cerca de 68% dessas vagas. Esses números também são preocupantes quando falamos de comunidades indígenas. Segundo o Instituto Ethos, os indígenas representam cerca de 1% dos trabalhadores alocados nas maiores corporações do país.
O Access E2C nasce no Brasil com o propósito de apoiar a ascensão de pessoas negras e indígenas no mercado de trabalho, partindo do pressuposto que o aprendizado de inglês é uma ferramenta de mudança nesse cenário desigual apresentado. O programa conta com 210 horas de formação para jovens que já tenham um conhecimento básico da língua (nível A2), visando levá-lo para o nível intermediário (nível B1).
Metodologia
O plano pedagógico tem um currículo focado em conversação e com momentos de produção de materiais que podem ser usados posteriormente pelos alunos, como, por exemplo, uma versão em inglês do currículo, cover letters para aplicar para programas de estudos internacionais, apresentações, entre outros.
O modelo também conta com uma trilha de conteúdo intencionada em promover reflexões relacionadas a questões cotidianas dos alunos como, por exemplo, atividades de preparação para entrevistas de emprego em inglês, discussões sobre pautas raciais no ambiente do trabalho e tarefas que estimulem os alunos a exercerem papel de liderança no ambiente corporativo.
Durante sua jornada no programa, os alunos passam por programas de conversação e mentoria para o desenvolvimento de networking, trocas sobre carreira e aprimoramento da língua. Essas atividades são realizadas através de programas de voluntariado em que a maioria dos voluntários fazem parte do quadro de colaboradores das empresas associadas ao Grupo +Unidos.
Dados do Processo Seletivo 2021
Análise de impacto
A efetividade é medida através de uma avaliação feita pelos alunos para entender o impacto do programa em áreas como desenvolvimento da língua, networking, acesso a oportunidades de emprego, descoberta de programas de bolsas internacionais de estudo e desenvolvimento do currículo para o mercado.
Além destas perspectivas, ao final do curso os alunos realizam um teste de proficiência que pode ser utilizado em aplicações de emprego e estudo, bem como saberem qual é o seu atual nível de inglês.
O programa preza, desde o seu início, pelas conexões e pela construção de uma comunidade que seguirá mesmo com a finalização das aulas e encontros. Após o término do programa, os alunos que concluíram o curso se tornam alumni da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos, em que recebem uma série de benefícios, bem como ficam na base de beneficiários do Grupo +Unidos, em que são avisados sobre novas oportunidades de cursos e projetos. Essa ação pretende manter o engajamento e continuar a contribuir na jornada de desenvolvimento profissional destas pessoas que passaram pela formação.
Dados de impacto 2021