+Tecnologia e Inovação
INOVA EDUCAÇÃO
O Inova Educação foi criado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP) alinhado às diretrizes da BNCC (Base Nacional Curricular Comum), trazendo inovações para trazer às atividades educativas mais coerência com as vocações, desejos e realidades dos estudantes da rede pública estadual.
O objetivo geral do projeto é contribuir para a implementação do componente de Tecnologia e Inovação do Programa Inova Educação das escolas públicas do Estado de São Paulo.
O projeto possui objetivos complementares, como a criação de ferramentas e metodologias que incluam a tecnologia na educação de alunos de escolas públicas; colaboração na elaboração dos materiais do curso de aprofundamento e na formação de professores; estabelecimento de cooperação entre os setores público e privado.
O Programa é dividido em três componentes principais: Projeto de Vida, Eletivas e Tecnologia e Inovação. O Grupo +Unidos, com o apoio direto das empresas Qualcomm e Gerdau, apoia o Programa no componente de Tecnologia e Inovação.
Letramento Digital: desenvolve as diferentes formas de comunicação, incluindo interpretação e pensamento crítico.
Pensamento Computacional: traz conceitos e atividades como programação e robótica, desenvolvimento de jogos, entre outras.
O componente incentiva os alunos a criar seus próprios projetos. Essa nova abordagem pedagógica é importante para promover o desenvolvimento intelectual, emocional, social e cultural, sobretudo reduzindo a evasão e fortalecendo o vínculo entre professores e alunos.
NÚMEROS DO PROJETO
Em 2019, othe project elected:
34
PCNPs
(Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico), para a construção do conteúdo dos cadernos e formações de professores.
84
mil
Professores realizaram os 4 módulos do treinamento EAD e estão aptos a ministrar a disciplina de Tecnologia e Inovação.
Também em 2019, o Grupo +Unidos investiu no Evento Movimento Inova Educação, apoiando na hospedagem de alunos, oficinas e premiação dos melhores trabalhos. Esse primeiro evento reuniu cerca de 4 mil pessoas, entre professores e alunos.
Em 2020, o projeto impactou:
3.808
Escolas em todo o Estado, com investimentos em infraestrutura, de acordo com seu nível de maturidade.
2,5
milhões
De estudantes em todo o Estado, com investimentos em infraestrutura, de acordo com seu nível de maturidade