
O Mercado Livre anunciou nesta terça-feira (09/03) um novo programa de regeneração e conservação de biomas em regiões onde a gigante do comércio eletrônico atua. O projeto Regenera América, que inicialmente deve apoiar dois projetos na região da Mata Atlântica em parceria com The Nature Conservancy (TNC), o Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) e a startup Pachama, abrange iniciativas como plantio de árvores, regeneração de corredores biológicos e preservação de baciais hidrográficas.
A partir destes dois primeiros projetos, a expectativa do programa é restaurar mais de 3 mil hectares de floresta em 2021. Para isso, as iniciativas Conservador da Mantiqueira, em parceria com a TNC, e Corridors For Life, em conjunto com o IPÊ, atuarão para para preservar a biodiversidade da região, mantendo os serviços ecossistêmicos gerados a partir da conservação, como solos saudáveis, alimentos, matérias-primas e águal potável. Com o avanço do programa, o Mercado Livre pretende expandir as ações para outros principais biomas da América Latina, da Amazônia brasileira ao México, regiões que abrigam um quarto da biodiversidade do planeta.
“Como empresa, a meta é reduzir o nosso impacto ambiental e criar ações para mitigar isso. Por isso, o Regenera Amérca é o primeiro passo em termos de reflorestamento e conservação enquanto desenhamos uma estratégia global ainda maior”, disse Pedro Arnt, CFO do Mercado Livre, durante o anúncio da empresa em evento online.
Para o desenvolvimento do projeto, a companhia prevê o investimento inicial de R$ 45 milhões que serão aplicados nas duas primeiras ações este ano. De acordo com Pedro Arnt, o valor foi calculado de maneira proporcional com base na pegada de carbono gerada pelo Mercado Livre em 2020 em toda a América Latina.
“É fundamental que esses projetos iniciais decolem para que gerem créditos de carbono para os próximos 15 ou 20 anos. Além disso, esperamos que esses projetos sejam importantes para as comunidades e empresas que habitam esses biomas”, afirmou Arnt.
Principais Ações
Entre as ações de destaque estão o Projeto Conservador da Mantiqueira, que vai restaurar 2.700 hectares espalhados por pequenas e médias propriedades da região da Serra da Mantiqueira. O Corridors For Life criará corredores florestais entre áreas remanescentes de mata nativa por meio do plantio de 1 milhão de árvores em áreas degradadas, restaurando 300 hectares. Além disso, o programa contará com o apoio do startup argentina Pachama, que usa inteligência artificial e dados de satélite para o monitoramento de florestas.
Época Negócios. Publicado em 09/03/2021.