
[et_pb_section bb_built=”1″ background_color=”#e6e6e6″ custom_padding=”108px|0px|9px|0px” _builder_version=”3.0.65″ next_background_color=”#000000″][et_pb_row _builder_version=”3.0.47″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” custom_padding=”23.1094px|0px|16px|0px”][et_pb_column type=”3_4″][et_pb_post_title categories=”off” comments=”off” _builder_version=”3.0.65″ title_font=”|on|||” title_font_size=”27px” title_font_size_phone=”27px” title_font_size_last_edited=”on|phone” title_text_color=”#132c66″ /][et_pb_text _builder_version=”3.12.1″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”]
“Meu maior sonho é me encontrar na minha profissão, ser uma pessoa realizada fazendo o que gosto. Quero explorar todas as oportunidades que surgirem para criar meu mundo e mostrá-lo a todos. Quero que todos conheçam minhas ideias”, conta a estudante de moda Maria Roberta Moreira, 20 anos, quando perguntada sobre o seu maior sonho. Moradora do Pina, Zona Sul do Recife, egressa do ensino público, ela engrossa as fileiras de milhões de jovens brasileiros à espera de uma oportunidade para entrar no mercado de trabalho.
A inserção da mão de obra de até 24 anos nas estatísticas de pessoas ocupadas deve receber ainda mais atenção em agosto, celebrado o Mês da Juventude. De acordo com o relatório Competências e Empregos: Uma Agenda para a Juventude, produzido pelo Banco Mundial este ano, a produtividade da economia brasileira será cada vez mais pautada pelos jovens de hoje. “A melhor oportunidade que o País do Futuro tem de atingir o status de alta renda é por meio do desenvolvimento de suas competências e do mercado de trabalho de engajá-los plenamente na economia”, afirma o documento.
Lidar com a entrada de pessoas mais jovens no mercado, no entanto, é um desafio para todos os países. A consultoria KPMG, por exemplo, cita o desenvolvimento de políticas públicas para a promoção da entrada de jovens no mercado de trabalho. “Desenvolvimento de estratégias para criar e manter vagas; investimentos de longo prazo com foco em empregabilidade, como uma educação vocacional; e estímulo a setores-chave” são alguns dos pontos destacados pela empresa como desafios em âmbito global.
Na linha do que recomendam o Banco Mundial e a KPMG, o Programa Jovem Aprendiz, através da Lei da Aprendizagem, ajuda a inserir jovens que vieram de escolas públicas, como Maria Roberta, no mercado de trabalho. “Durante um ano e meio pude exercitar a parte prática no RioMar e as qualificações teóricas no instituto. Isso já me ajuda a ter um destaque no currículo, tanto em experiência quanto de conhecimento”, afirma a estudante, referindo-se ao Instituto João Carlos Paers Mendonça (IJCPM).
Entre as qualificações oferecidas pelo instituto, está a adequação do comportamento individual ao que o mundo do trabalho espera. “Hoje os jovens precisam ter iniciativa. Não basta esperar que peçam para fazer algo que tenham independência para ir além”, analisa a consultora de recursos humanos e sócia da Ágilis RH, Georgina Santos.
Já para o coach de carreiras e consultor pessoal Fernando Chaves, os jovens também precisam despertar a sensibilidade para entender a diferença entre o próprio ritmo e o do local onde pretende trabalhar. “É preciso haver uma troca. O jovem tem a rapidez, mas pode não ter o conhecimento fruto da experiência dos colegas. Um precisa entender e colaborar com o outro”, sugere Chaves.
Transição demográfica
De acordo com a publicação do Banco Mundial, a velocidade característica dos jovens de hoje pode ser um trunfo brasileiro. Diferentemente de grandes nações que já passaram ou estão passando por uma transição demográfica, o Brasil deve ver sua população idosa superar a de jovens antes de 2030. Os Estados Unidos, por exemplo, passarão por isso na próxima década e países como a França concluíram essa virada no início do milênio.
Fonte: https://jconline.ne10.uol.com.br/
[/et_pb_text][et_pb_post_nav _builder_version=”3.0.65″ title_text_color=”#132c66″ /][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_4″][et_pb_sidebar area=”sidebar-1″ _builder_version=”3.0.65″ /][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section][et_pb_section bb_built=”1″ background_color=”#e6e6e6″ custom_padding=”12px|0px|0px|0px” _builder_version=”3.0.65″ prev_background_color=”#000000″][et_pb_row custom_padding=”10px|0px|0px|0px” _builder_version=”3.0.65″][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_comments _builder_version=”3.0.65″ custom_button=”on” button_border_width=”1px” button_border_radius=”0px” button_on_hover=”off” button_border_color_hover=”#132c66″ /][et_pb_divider color=”#132c66″ show_divider=”on” divider_style=”solid” divider_position=”bottom” divider_weight=”1px” _builder_version=”3.0.64″ global_module=”5886″ saved_tabs=”all” /][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]