
O Grupo +Unidos, organização de investimento social idealizada pela Embaixada Americana, lança o Fundo de Suporte UNA+. Desenvolvida inicialmente com o apoio do Bank of America e da Fundação Caterpillar, braço filantrópico da Caterpillar no Brasil, a iniciativa já arrecadou R$ 5 milhões.
A ação tem como objetivo atuar no combate à pandemia do novo coronavírus nas comunidades periféricas mais afetadas pela disseminação da doença. Para tanto, mobiliza empresas privadas e capta recursos que serão geridos pelo Grupo +Unidos e convertidos em doações.
As populações serão mapeadas pelo Fundo considerando critérios como números oficiais de infectados, taxa de mortalidade, disponibilidade de leitos e concentração demográfica. Uma vez que a região tenha sido escolhida, organizações sociais com atuação frequente no local serão convocadas para intermediar a entrega dos donativos. O escritório de advocacia Trench Rossi Watanabe, apoiador da iniciativa, assessorará na análise legal das organizações.
Com as comunidades mapeadas, suas necessidades identificadas e as organizações sociais escolhidas, o Fundo desenvolverá estratégias personalizadas e financiará as soluções para a região. Cada plano pode contemplar a aquisição e distribuição de cestas básicas e itens de higiene ou até a doação de equipamentos hospitalares e a aplicação de testes em massa por uma equipe especializada.
Se identificada a necessidade, cada território também poderá passar por um diagnóstico socioeconômico, no qual as empresas que formam o fundo pretendem analisar os impactos da disseminação do vírus e identificar deficiências urgentes. Com os dados gerados, a entidade pretende desenvolver eventuais ações sociais mais assertivas a serem instrumentadas nos territórios no momento pós-pandemia.
“Para passarmos por essa situação, o setor empresarial precisa mais do que nunca trabalhar em sintonia, olhando para o que as pessoas precisam nesse momento. O Grupo +Unidos redirecionou o seu foco de trabalho para atender às necessidades evidenciadas pela pandemia, mas ainda mantém sua posição enquanto articulador e defensor de um futuro colaborativo e tecnológico, para atuar em mazelas sociais cada vez mais aparentes. Esse é um movimento que as empresas devem começar a fazer enquanto planejam seus próximos passos e, por isso, convocamos o setor privado para se juntar ao Fundo de Suporte UNA+, que tem como objetivo arrecadar R$ 10 milhões e atingir cerca de 50 mil pessoas”, declara Daniel Grynberg, diretor executivo do Grupo +Unidos.
Empresas privadas com interesse em se juntar a iniciativa poderão entrar em contato com o comitê em https://www.maisunidos.org/unamais/.