fbpx
  • Português
  • English

DOW FAZ PARCERIA PARA DIMINUIR AS DESIGUALDADES RACIAIS ENTRE ESTUDANTES



[et_pb_section bb_built=”1″ background_color=”#e6e6e6″ custom_padding=”108px|0px|9px|0px” _builder_version=”3.0.65″][et_pb_row _builder_version=”3.0.47″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” custom_padding=”23.1094px|0px|16px|0px”][et_pb_column type=”3_4″][et_pb_post_title categories=”off” comments=”off” _builder_version=”3.0.65″ title_font=”|on|||” title_font_size=”27px” title_font_size_phone=”27px” title_font_size_last_edited=”on|phone” title_text_color=”#132c66″ /][et_pb_text _builder_version=”3.0.65″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” background_layout=”light” text_orientation=”left” text_font_size_tablet=”51″ text_line_height_tablet=”2″ header_font_size_tablet=”51″ header_line_height_tablet=”2″ border_style=”solid”]

Dow faz parceria para diminuir as desigualdades raciais entre estudantes

Empresa química investe na educação como forma de inclusão da população afrodescendente, buscando ampliar o interesse dos jovens negros nas carreiras de ciências

A escassez de talentos, especialmente nas áreas da ciência, é um desafio para as economias em todo o mundo. De acordo com uma pesquisa realizada em 2016 pela ManpowerGroup, no Brasil, 43% dos empregadores reportam dificuldade em preencher suas vagas e, entre essa porcentagem, figuram diversas profissões relacionadas à ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

Aliado a esse problema está a maneira desigual em que as vagas nessas carreiras são distribuídas entre grupos sociais e raciais no Brasil, assim como as desvantagens socioeconômicas decorrentes dessas desigualdades. Embora negros e pardos representem 54% da população no país, o IBGE aponta que, entre os 90,3 milhões de trabalhadores ocupados em 2016, 8,1 milhões eram negros (8,9%).

Essa desigualdade começa na educação. Ainda segundo o IBGE, 82,6% dos que se declaram brancos conseguem concluir o Ensino Fundamental até os 16 anos, enquanto esse percentual para os negros é de 66,4%e. No Ensino Médio, a taxa de matrícula entre os brancos é 15% maior do que entre pretos e pardos, e, no ensino superior, o número de alunos negros e brancos matriculados é de 12,8% e 26,5%.

Para ajudar a solucionar essa desigualdade e fomentar os talentos em toda a sociedade, a Dow investe na educação como forma de inclusão da população afrodescendente no mercado de trabalho. A empresa, que busca soluções inovadoras para endereçar os desafios mais urgentes do planeta (como a escassez de água e aumento da produção de alimentos), acredita que a principal fonte de inovação contínua são as pessoas.

Um destes exemplos é a parceria firmada recentemente com o Instituto Cultural Steve Biko, através do Projeto Oguntec, que tem a missão de reverter o cenário de desigualdade e escassez de negros e negras nas áreas de Ciência e Tecnologia. O projeto, estabelecido na comunidade do Garcia, em Salvador (BA), corresponde a um conjunto de ações de fomento à ciência e tecnologia para jovens negros e negras.

Alunos do Colégio Edgard Santos, localizado na comunidade, serão desafiados a terem ideias inovadoras para lidar com questões socioambientais como a disposição do lixo, saneamento e energia elétrica. De maio até dezembro, os alunos aprenderão a modelar, divulgar seus negócios e transformar ideias em produtos e serviços, lidando com recursos financeiros e aprendendo sobre a importância da responsabilidade social em seus negócios. Além disso, eles terão a oportunidade de conhecer outras escolas públicas, empresas de tecnologia, processos e estruturas da Dow, entre outras instituições.

A parceria com o projeto faz parte da estratégia de cidadania corporativa da Dow, que prevê, entre seus focos de atuação, desenvolver iniciativas que buscam despertar o interesse e melhorar a preparação dos alunos na área de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), por meio do engajamento dos funcionários da empresa e de parcerias estratégicas. Além disso, o projeto está alinhado às políticas de diversidade e inclusão da Dow, que buscam oferecer oportunidades iguais a todos, independentemente de cor, sexo ou orientação sexual.

“A Dow acredita que a diversidade fomenta a inovação. Diferentes experiências, origens, perspectivas e a habilidade de ver as coisas sob outros ângulos levam a soluções mais completas e impactantes. Queremos que a diversidade esteja presente não só em nossos quadros, mas na sociedade como um todo e, por isso, defendemos e apoiamos iniciativas como essa”, explica a líder da African American Network (AAN), Elaine Matos.

Para fomentar a diversidade no ambiente de trabalho existem, na Dow, grupos de funcionários voluntários. Entre esses grupos está o African American Network (AAN), que tem como principal objetivo a inclusão de profissionais afrodescendentes no mercado de trabalho, contribuindo com a educação e qualificação do público alvo, promovendo, assim, a equiparação de oportunidades e a presença de etnias diversas em todos os ambientes.

Sobre as ações de cidadania da Dow

As ações de cidadania corporativa da Dow buscam colocar em prática o compromisso da empresa para avançar o progresso humano e desenvolver comunidades sustentáveis. Desta forma, a companhia produz soluções na interseção entre a inovação, sustentabilidade e cidadania para identificar, entender e endereçar os principais problemas da humanidade. Para isso, a Dow colabora com governos, ONGs, corporações e instituições de ensino para promover comunidades socialmente saudáveis e resilientes, ao mesmo tempo em que impulsiona seus negócios, alinhando-se às Metas de Sustentabilidade 2025 da empresa.

A estratégia de Cidadania Corporativa da empresa está pautada em 3 pilares prioritários:

· Construindo a Força de Trabalho do Amanhã – que engloba capacitação de educadores para construir habilidade de ensino e o fomento de ações para despertar o interesse e melhorar a preparação dos alunos nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM).

· Soluções de negócios – esse pilar se divide em ações para aumentar a produtividade e evitar o desperdício de alimentos, oferecer o acesso e o reuso de água e eficiência energética e moradias acessíveis.

· Bem-Estar da Comunidade – envolve ações que contribuem com a saúde física e mental das comunidades, bem como sua segurança, desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente.

[/et_pb_text][et_pb_post_nav _builder_version=”3.0.65″ title_text_color=”#132c66″ /][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_4″][et_pb_search _builder_version=”3.0.65″ hide_button=”off” exclude_pages=”off” exclude_posts=”off” background_layout=”light” text_orientation=”left” /][et_pb_sidebar area=”sidebar-1″ _builder_version=”3.0.65″ /][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section][et_pb_section bb_built=”1″ background_color=”#e6e6e6″ custom_padding=”12px|0px|0px|0px” _builder_version=”3.0.65″][et_pb_row custom_padding=”10px|0px|0px|0px” _builder_version=”3.0.65″][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_comments _builder_version=”3.0.65″ custom_button=”on” button_border_width=”1px” button_border_radius=”0px” button_on_hover=”off” button_border_color_hover=”#132c66″ /][et_pb_divider color=”#132c66″ show_divider=”on” divider_style=”solid” divider_position=”bottom” divider_weight=”1px” _builder_version=”3.0.64″ global_module=”5886″ saved_tabs=”all” /][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Assine nossa Newsletter

    Logo +Unidos
    Youtube Flickr Linkedin Facebook ...